17/10 - Pesquisa Ipec mostra Lula com 50%, contra 43% de Bolsonaro
O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança da corrida eleitoral para a Presidência, com 50% das intenções de voto. De acordo com nova pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira, o petista tem sete pontos percentuais de vantagem para seu adversário no segundo turno, Jair Bolsonaro (PL), que marca 43%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
Os dois adversários oscilaram dentro da margem de erro em relação à pesquisa da semana passada feita pelo instituto fundado por ex-executivos do Ibope. Lula tinha 51% dos votos totais na última pesquisa, enquanto Bolsonaro registrava 42%.
O percentual de eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou nulo manteve-se em 5%, assim como os indecisos continuaram em 2% na comparação com a última semana. Se desconsiderados esses dois grupos, num cálculo comparável ao que a Justiça Eleitoral faz na hora de anunciar os resultados, Lula chega a 54% dos votos válidos, contra 56% de Bolsonaro. Sete dias atrás, o ex-presidente tinha 55%, enquanto o candidato à reeleição marcava 45%.
A pesquisa do Ipec foi contratada pela TV Globo e considerou entrevistas presenciais com 3.008 eleitores feitas entre 15 e 17 de outubro. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de identificação BR-02707/2022.
Os resultados da pesquisa são divulgados no dia seguinte ao primeiro debate entre Bolsonaro e Lula para o segundo turno. No evento, realizado neste domingo nos estúdios da TV Bandeirantes em São Paulo, o candidato do PT focou no tema da pandemia para atacar Bolsonaro, que contragolpeou com críticas a Lula por casos de corrupção nos governos petistas.
A campanha do candidato à reeleição teve nos últimos dias que gerenciar uma crise provocada por uma entrevista na qual Bolsonaro fala a um podcast que "pintou um clima" com adolescentes venezuelanas. A declaração foi criticada por opositores e usuários das redes sociais e também foi explorada pelos marqueteiros de Lula em uma propaganda veiculada na televisão, no rádio e na internet. Por determinação do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, a coligação do ex-presidente foi proibida de voltar a tratar do assunto.
A pesquisa do Ipec é a primeira de uma semana que ainda terá resultados de sondagens do Ipespe, do Datafolha, da Quaest e do Ideia.
Fonte: extra.globo.com
Comments