Alimentos para enxergar bem
Toda vez que eu escrevo um texto aqui para vocês, eu falo sobre a importância da prevenção das doenças e como você pode fazer para enxergar bem o resto de sua vida.
Se mesmo assim as doenças aparecerem, existem tratamentos e eu também falo deles aqui. Nesse texto, eu quero falar com você sobre como a alimentação está diretamente ligada à visão! É isso mesmo. O que você come interfere em como você enxerga. (Continua após a publicidade)
As células do olho só se multiplicam e trabalham corretamente se forem bem nutridas. Muitas substâncias necessárias à visão não são produzidas pelo corpo e algumas vitaminas encontradas em alimentos nos ajudam a enxergar bem.
Mas atenção! Não é apenas a dose certa de determinadas vitaminas e nutrientes que fazem bem à saúde dos olhos. A sua ausência ou níveis abaixo do recomendado podem contribuir para a evolução de doenças.
A falta dessas vitaminas em nosso organismo pode apresentar problemas como a acomodação visual, distúrbios na percepção das cores, secura nos olhos, fotofobia, cegueira noturna e queda do sistema imunológico.
Além disso, alimentação previne o aparecimento de catarata, degeneração macular relacionada a idade e olho seco, além de outras doenças.
Uma alimentação equilibrada é uma poderosa aliada para manter a boa funcionalidade dos nossos olhos!
Vou te passar uma lista de alguns alimentos que você deve incluir na sua rotina alimentar:
Ovos – Ricos em zinco, um nutriente que ativa o poder foto-oxidante da luteína e da zeaxantina, vitaminas, minerais e proteínas, os ovos ajudam a diminuir as chances de degeneração macular e proteger os olhos contra a cegueira noturna e olhos secos.
Verduras – Dê preferência às folhas mais escuras, que apresentam uma concentração maior de luteína e vitaminas antioxidantes. O espinafre e a salsa fresca são as maiores fontes de luteína – e só perdem para a couve, que ainda tem ação anti-inflamatória e cicatrizante. O brócolis também é uma ótima opção. Ajudam a proteger a visão, melhorando a percepção de brilho e facilitando a visão à distância.
Frutas vermelhas – Morangos, amoras, cerejas, framboesas e mirtilos, entre tantas outras, são compostas por vitamina C, antioxidantes e flavonoides. Combatem os radicais livres e contribuem na prevenção da perda de visão e da degeneração macular.
Frutas e legumes alaranjados – Contribuem para melhorar a visão, em especial aqueles alimentos que têm uma tonalidade alaranjada ou amarela. Isso porque eles são ricos em carotenóides. Essas substâncias são antioxidantes e combatem o desgaste da mácula (a parte da retina responsável pela visão das cores dos objetos). Além disso, elas previnem o envelhecimento precoce de outras células.
Peixes – São ricos em ômega 3, ácidos graxos e vitaminas A, B, D e E. Entre os que apresentam mais nutrientes, podemos destacar o salmão, a sardinha, o atum e o bacalhau, que ajudam na boa circulação sanguínea e, por consequência, fazem com que haja mais oxigênio no organismo. O resultado dessa oxigenação completa atinge as estruturas oculares, principalmente a retina. Os óleos de peixe também são muito bons para prevenir e tratar olho seco. Além disso, esses alimentos combatem os radicais livres, ou seja, auxiliam na saúde dos olhos evitando o envelhecimento precoce das células.
Uma alimentação equilibrada ajuda a saúde como um todo! Uma boa saúde depende de bons hábitos e das escolhas certas. Faça as suas e conte comigo para te ajudar.
Dr. Marcus Vinicius de O. Pinto é médico oftalmologista e escreve nesta coluna às quintas-feiras.
Comments