Bebê pode usar repelente? Saiba quando é recomendado, como aplicar e o que ele protege
As vezes, os mosquitos não dão trégua e podem acabar virando um incômodo para o bebê. Apesar do problema ocorrer mais no clima quente, é superimportante proteger seu filho em todas as estações do ano. Uma das alternativas é o uso de repelentes, mas é necessário seguir algumas recomendações antes de passar o produto na pele. (Continua após a publicidade).
De acordo com o pediatra, Dr. Claudio Len, pai de Fernando, Beatriz e Silvia, são nos primeiros anos de vida que os bebês estão expostos às picadas de formigas, mosquitos e outros insetos. A pele do bebê é supersensível e merece um cuidado especial: “Ela é o maior órgão do corpo, responsável por várias funções, cuja principal é atuar como barreira, evitando a desidratação, a absorção de substâncias nocivas e a invasão de microrganismos”, reforça a Sociedade Brasileira de Pediatria.
Bebê pode usar repelente?
Sim, pode, mas entre os seis meses e dois anos, por exemplo, é necessário consultar o pediatra, pois devem ser usados apenas em condições especiais. Já a partir dessa idade, deixe de fora aqueles que possuem DEET em sua composição, pois pode ser bastante tóxico. É importante que não seja ultrapassado 10% do ingrediente na formulação dos 2 aos 12 anos, segundo o Ministério da Saúde.(Continua após a publicidade).
Como aplicar repelente
Para fazer a aplicação do repelente tanto no bebê como na criança, é importante passar o produto nas áreas expostas do corpo e também por cima da roupa. Caso o produto seja em spray, antes de passar no rosto da criança, aplique uma quantidade nas mãos e depois espalhe na região. Vale lembrar que sempre depois de passar o produto, lave as mãos com água e sabão. Evite o contato com os olhos, mas caso aconteça por acidente, lave imediatamente com água corrente.
Quando devo reaplicar o repelente no bebê ou criança?
O repelente deve ser reaplicado de acordo com a indicação do fabricante, levando em consideração a quantidade de horas. Além disso, caso haja suor excessivo ou contato com a água, a aplicação pode ser feita novamente. Vale lembrar ainda que se houver exposição ao sol, passe primeiro o protetor solar e só depois de 20 minutos o repelente.
O que o repelente protege?
Culex (pernilongo comum)
Aedes aegypiti (causador da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela)
Sinais de alergia após picadas de insetos
Inchaço no local
Vermelhidão
Saída de líquido transparente
Grávidas podem usar repelente?
Sim, podem. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não existem impedimentos para usar os produtos em mulheres grávidas. Mas, é superimportante que os repelentes sejam devidamente registrados pela Agência reguladora e que todas as instruções sejam seguidas no rótulo de cada produto.
Bình luận