top of page
Foto do escritorPodMais Podcast

Material de Construção: Como Não Esquecer de Nada na Obra?


O que não pode faltar na sua obra?

Cada país ou cultura mantém sistemas de construção diferentes. Isso acontece pelos materiais disponíveis em cada região ou por conta das legislações locais, influências de culturas passadas, costumes construtivos e mais.


Podemos dizer, por exemplo, que as construções no Brasil são mais “molhadas”, pois envolvem bastante a utilização do preparo de massas como de concreto, massa corrida e mais. (Continua após a publicidade)

E o que isso tudo quer dizer? Quer dizer que muitos processos utilizados nas obras do nosso país seguem um caminho bastante semelhante.


Com base nisso, fica mais fácil identificar aqueles materiais de construção que não podem faltar na sua obra ou reforma. De forma simplificada, são eles: cimento, areia, concreto e argamassa. No mais, podemos ainda citar os seguintes materiais:

  • Estruturas: cimento, brita, areia, fôrmas de madeira, armaduras e tijolos;

  • Vedações: como portas e janelas de madeira;

  • Telhado: estruturas metálicas ou de madeira – como ripas e caibros – e telhas;

  • louças, metais e revestimentos;

  • Componentes elétricos, entre fios, cabos, plugs, adaptadores e disjuntores, filtros de linha, canaletas, abraçadeiras e mais,

  • Componentes hidráulicos, principalmente em PVC;

  • Produtos de pintura e itens menores para instalação de aparelhagens.

O que deve ser mais observado no momento da compra?


Mais importante, e acima de tudo, qualidade. Muitas vezes, até mesmo na hora de realizar a compra de materiais de construção, nos empolgamos demais com as promoções. Erro grave.


Isso porque uma “economia besta” é o que de pior você pode fazer quando o assunto é obras e reformas. Mas se o orçamento está apertado, qual a alternativa?


Foque primeiro no custo benefício! Um material pode ter um custo alto hoje, mas a longo prazo pode ser a melhor opção. Por isso não esqueça de avaliar fatores como a durabilidade do material e a facilidade de manutenção.


Além disso, é importante relacionar o que é prioridade e deixar o resto das aquisições para depois. É por isso que você precisa de uma Curva ABC de produtos!


Essa ferramenta irá ajudar a entender quais os insumos que consomem maior parte dos recursos disponíveis, de forma que você possa priorizá-los na hora de realizar a compra. (Continua após a publicidade)

Para te ajudar no planejamento


E por falar em economias, lembre-se que o pior momento para economizar é na construção da fundação! Afinal, essa é a base da sua construção, e qualquer erro nesta etapa da obra pode custar caro lá na frente.


Outra etapa que merece atenção é a etapa de construção de paredes e teto. Isso porque utilizar materiais de má qualidade nesses momentos pode levar a estrutura a apresentar, mais tarde, graves patologias como problemas de resistência -, uma ameaça a segurança de todos.


Por isso, a dica de ouro aqui é conseguir montar um checklist que inclua todo e qualquer material de construção que será utilizado nas etapas da sua obra.


Pesquise bastante a respeito dos materiais selecionados, peça o feedback de conhecidos sobre fornecedores e até materiais específicos, assim será mais fácil estabelecer prioridades e controlar gastos.


Não deixe de conferir dados como dimensões, resistência, durabilidade, funcionalidade, mudanças com ação de calor e frio, e também impactos contra o meio ambiente. Faça compras conscientes e lembre-se do seu compromisso com o meio ambiente e a sociedade – ou seja, ecologia e sustentabilidade.


Para te ajudar no planejamento da obra, você pode contar com a ajuda do Diagrama de Ishikawa, uma ferramenta maravilhosa para te ajudar a antecipar imprevistos na obra!




Fonte: https://blog.vejaobra.com.br/


596 visualizações0 comentário

Commentaires


Ótima (1).png
WhatsApp Image 2022-03-25 at 11.43.57.jpeg
Untitled Project1308a09.autosave (1).gif
Doido para falar_Perseverança (5).jpg
CHULETÃO (2).png
bottom of page