top of page
Foto do escritorPodMais Podcast

Miopia infantil: volta às aulas pede atenção redobrada dos pais e professores

A miopia aumenta o risco de problemas como glaucoma, descolamento de retina e degeneração macular, que podem levar à cegueira

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 6,8 milhões de crianças sofrem com a miopia. Um dos fatores associados à condição é a quantidade de tempo durante o qual as crianças ficam expostas às telas de dispositivos digitais, que aumenta bastante durante o período de férias. Agora, com o retorno às aulas presenciais, os pais precisarão ficar ainda mais atentos aos sinais e à necessidade de levar os filhos ao oftalmologista. (Continua após a publicidade)

A miopia é uma condição caracterizada pela dificuldade de enxergar objetos distantes e, quando ela atinge um alto grau, aumentam os riscos de doenças como glaucoma, descolamento de retina e degeneração macular, que podem levar à cegueira. Por isso, é fundamental ter uma atenção redobrada com a saúde ocular das crianças, já que a infância é a fase na qual os olhos ainda estão em desenvolvimento.


Existem hoje, tratamentos preventivos que ajudam no controle da evolução da miopia nas crianças. O diagnóstico precoce feito pelo médico permitirá a prescrição de tratamentos que podem reduzir em até 60% o grau final, minimizando os riscos de complicações. (Continua após a publicidade)

Segundo os oftalmologistas, os professores podem ser aliados dos pais na hora de identificar possíveis sinais que indiquem que a criança está com dificuldades de enxergar. Se o aluno se senta muito próximo à lousa para conseguir ver, se ele mantém os livros perto do rosto durante a leitura, se esfrega os olhos com frequência e sente dores de cabeça durante a aula, é importante que o professor sinalize aos responsáveis a necessidade de levar a criança para uma consulta médica.


Para ajudar a prevenir o desenvolvimento de problemas oculares como a miopia, além de levar a criança em consultas regulares com oftalmologistas, é importante que os pais controlem o tempo de exposição às telas e incentivem atividades ao ar livre. A luz do sol ajuda no desenvolvimento dos olhos. Jamais se deve olhar diretamente para o sol, mas é fundamental que os pequenos possam brincar em espaços abertos e ter contato com essa luz.

Fonte: assessoria de comunicação da CooperVision

3.258 visualizações0 comentário

Comments


Ótima (1).png
WhatsApp Image 2022-03-25 at 11.43.57.jpeg
Untitled Project1308a09.autosave (1).gif
Doido para falar_Perseverança (5).jpg
CHULETÃO (2).png
bottom of page