Quinta dose: quem já pode tomar o reforço contra a Covid-19 no Rio?
Com o aumento dos casos de Covid-19 nas últimas semanas, cresceu a busca para regularizar o esquema vacinal. Na cidade do Rio, nos primeiros 20 dias de novembro foram aplicadas 116.750 doses de vacinas em adultos, mais que o dobro de todo outubro. Na cidade do Rio, estão aptas a tomar a quinta dose contra a Covid-19 apenas os idosos e os imunodeprimidos que receberam a quarta vacina há 10 meses ou mais.
Na noite desta terça-feira, 22 pessoas aguardavam um leito de Covid na rede pública da capital. Com 179 pessoas internadas, 62 em UTIs, o Rio chega a números próximos do final de junho, quando houve um repique de casos da doença. O aumento ocorre simultâneo com a circulação de novas subvariantes da cepa ômicron. O vírus sofreu uma mutação na proteína spike, que facilita a entrada da Covid-19 nas células humanas. Em um alerta do Ministério da Saúde, a pasta explica que estudos sugerem um maior risco de reinfecção, mas não há dados que indiquem aumento da gravidade da doença.
Quem pode tomar a quinta dose?
Apenas os idosos e os imunodeprimidos que receberam a quarta vacina há 10 meses ou mais.
Quem pode tomar a quarta dose?
A quarta dose do imunizante pode ser aplicada a qualquer pessoa com 18 anos ou mais que tomou o primeiro reforço há pelo menos 4 meses.
Adolescentes podem tomar o reforço?
Desde maio, todos os com 12 a 17 anos podem receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19. É preciso um intervalo de 4 meses após a segunda dose.
Bebês podem tomar a vacina?
A vacinação com a Pfizer infantil para crianças de 6 meses a 4 anos com comorbidades ou deficiência continua nesta terça-feira, 22 de novembro. O responsável deverá apresentar documento que comprove que a criança pertence a um desses grupos.
Fonte: extra.globo.com
Comments