Rotary Club comemora o Dia Mundial de Combate à Poliomielite
Nesta segunda-feira, 24 de outubro, comemora-se o Dia Mundial de Combate à Poliomielite. A pólio é uma doença infecciosa, paralisante e potencialmente mortal que afeta mais comumente crianças menores de cinco anos. O vírus passa de pessoa para pessoa, normalmente pela água contaminada, podendo atacar o sistema nervoso, causando atrofia muscular e muitas vezes levando à morte.
Desde 1988, o Rotary Club International dedica-se a ajudar a erradicar a Pólio em todo o mundo. O Rotary é uma comunidade internacional que reúne líderes para superar grandes desafios, local e globalmente.
Segundo Anderson Andrade, governador do Distrito 4751 (que engloba o Noroeste Fluminense), a erradicação da pólio constitui uma das iniciativas mais longas e importantes da trajetória do Rotary. "Junto com nossos parceiros, ajudamos a imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países, representando uma redução de 99,9% no número de casos mundiais. Nossa meta é chegar a 100%. Não desistiremos até que a poliomielite seja totalmente erradicada", disse o governador.
De acordo com Hélio Frias, presidente do Rotary Club Itaperuna, a entidade tem trabalhado para erradicar a pólio há mais de 35 anos, fazendo um progresso incrível na luta contra a doença. "É essencial não só acabarmos com a poliomielite nos países onde ela ainda é endêmica, mas também mantermos os outros locais livres da doença. Se todos os trabalhos em prol da erradicação cessassem hoje, dentro de dez anos a doença poderia voltar a paralisar cerca de 200.000 crianças anualmente", informou Hélio.
Para Maria Luzia Amaral Ramos, Presidente de Imagem Pública do Distrito 4751, a campanha é uma causa que deveria ser abraçada por todos. "Hoje, com o advento das redes sociais, conseguimos nos comunicar de forma global. Erradicar uma doença é uma grande empreitada que não podemos realizar sozinhos. Por isso, peço a todos que compartilhem o material produzido pelo Rotary em suas redes, para que assim possamos erradicar de vez a Pólio do mundo", disse Maria Luzia.
A Redação do PodMais Podcast apoia integralmente a iniciativa do Rotary Club e se coloca à disposição para toda e qualquer divulgação de material informativo do combate à Poliomielite.
Com informações de my.rotary.org/pt
Comments