top of page
Foto do escritorPodMais Podcast

Você sabia que dirigir falando ao celular gera multa?


Você já deve saber que dirigir falando ao celular é uma infração de trânsito. Mas qual a gravidade se mandar uma mensagem enquanto estiver dirigindo? Seria melhor então usar o fone de ouvido ou conectar o aparelho via Bluetooth ao som do carro?


O que diz exatamente a lei?


O artigo 252 do Código de Trânsito diz, no inciso V, que é infração média "dirigir o veículo com apenas uma das mãos" --o que já proíbe o motorista de segurar qualquer objeto (eletrônico ou não) ou fumar com o veículo em movimento, por exemplo. A pena prevista é de quatro pontos e multa de R$ 130,16. (Continua após a publicidade)


Uma lei de 2016, no entanto, acrescentou um parágrafo único a esse mesmo artigo, aumentando a infração para gravíssima caso o condutor esteja "segurando ou manuseando telefone celular". O texto prevê multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira. Isso significa que o motorista flagrado três vezes com o celular na mão já pode ter a CNH suspensa. (Continua após a publicidade)


E a pena vale não só para quem atende a uma ligação, mas também para o motorista que escreve uma mensagem de texto, faz um vídeo ou envia um áudio no trânsito.Essas condutas estão proibidas em todos os momentos em que o veículo estiver ligado, mesmo que esteja parado no engarrafamento ou no semáforo. Além disso, a infração vale para qualquer dispositivo móvel, mesmo que não seja celular especificamente, já que o agente, que tem poder de polícia, pode não conseguir identificar o aparelho e, de qualquer forma, não se pode dirigir com apenas uma das mãos. (Continua após a publicidade)


Bem, se você dirige e não desgruda do seu smartphone, saiba que a melhor opção é sempre deixá-lo de lado toda vez que assumir o volante. E esse cuidado tem explicação: segundo a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil --só fica atrás do excesso de velocidade e da embriaguez. (Continua após a publicidade)


Portanto, fique atento para não tomar uma multa, e o que é pior: causar um acidente de trânsito.


Dr. Anderson Cosme dos S. Ferreira é advogado criminalista e escreve nesta coluna às quartas e sábados.

369 visualizações0 comentário

Comments


Ótima (1).png
WhatsApp Image 2022-03-25 at 11.43.57.jpeg
Untitled Project1308a09.autosave (1).gif
Doido para falar_Perseverança (5).jpg
CHULETÃO (2).png
bottom of page